Atualmente, existe uma preocupação cada vez maior de as empresas gerarem valor não apenas na forma de lucros para os seus acionistas, mas sim, gerar valor para todos os seus grupos de interesse, como os colaboradores, fornecedores e comunidades.
O que é o ESG?
O ESG veio para medir o desempenho da empresa no ponto de vista vista ambiental, social e da governança, formando a sigla em inglês, Environmental, Social and Governance, é um modo de quantificar o quanto um negócio está comprometido na busca de minimizar os impactos ao meio ambiente em seus processos, de cooperar para um mundo mais justo e em criar um ambiente de negócios mais saudável.
De onde veio o Termo?
Esse termo surgiu em um relatório, que foi o resultado de uma parceria da Organização das Nações Unidas com o Banco Mundial, com o título “Who Cares Wins”, que em tradução livre pode significar “Ganha quem se importa”. Com esse relatório foi concluído que a incorporação dos fatores da sigla resultaria em negócios sustentáveis e saudáveis e traria melhorias para a sociedade.
O que quer dizer cada Princípio da Sigla ESG?
E, princípios ambientais
É o princípio que se refere ao engajamento de uma empresa em práticas que estejam alinhadas a conservação do meio ambiente, nesse aspecto pode-se considerar práticas que visam:
- A gestão correta de resíduos
- Uso racional de água
- Redução na emissão de poluentes
- Eficiência no uso de energia
S, princípios sociais
É o princípio que se refere ao comprometimento de uma empresa em gerar valor para as comunidades e públicos em seus meios internos e externos. Nesse aspecto pode-se considerar:
- Projetos sociais gerenciados pela empresa
- Diversidade da equipe
- Preocupação com a saúde física e emocional dos colaboradores
- Satisfação dos clientes
- Relacionamento com a comunidade
- Diversidade da equipe
G, princípios de governança
É o princípio que está ligado ao modo que a empresa é gerida pelos diretores e gestores. Nesse princípio, é observado se o conselho administrativo e os gestores executivos tomam medidas que atendam as várias partes interessadas da empresa, como colaboradores, acionistas e clientes. Nesse aspecto, pode-se considerar:
- Práticas anticorrupção
- Transparência contábil
- Diversidade na composição do conselho
- Ações em conformidade com as leis do país
Porque sua empresa deve investir em ESG
Cada vez mais tem o impacto que uma empresa tem sobre a natureza e a responsabilidade social tem se tornado um ponto a ser usado na tomada de decisão de clientes quanto a produtos e serviços. E essa preocupação não se limita apenas aos clientes, mas também inclui os investidores, os indicadores ESG passaram a ser de extrema importância na análise de riscos e tomadas de decisões de grandes investidores e gestoras de fundos de investimento, fazendo com que empresas que não estão comprometidas com os pilares do ESG recebam menos aportes financeiros.
Como a Biotech4Life pode ajudar a sua empresa a estar alinhada com os pilares ESG?
Trabalhamos com produtos voltados para o tratamento de resíduos, bem como seu redirecionamento na cadeia produtiva, gerando valor ao produtor. Portanto, auxiliamos as empresas a estarem alinhadas quanto às políticas públicas de saneamento. Além disso, como os nossos produtos são biodegradáveis e à base de microorganismos não patogênicos, conseguimos oferecer uma solução segura ao meio ambiente e à integridade dos colaboradores que utilizarão nossa tecnologia.
A B4L está alinhada aos três pilares do ESG e pode auxiliar, de forma eficiente, a sua empresa a também se inserir nesse contexto!